Domingo, 23 de Janeiro de 2022
25°

Chuva

Salvador - BA

Agricultura Bahia

Novo secretário de Desenvolvimento Rural destaca projetos e desafios e elogia equipe

Responsável pelo  desenvolvimento rural, fomento à agricultura sustentável e melhoria das condições de vida das famílias do campo, a Secretaria Mun...

11/01/2022 às 13h10
Por: Valtinho Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:

Responsável pelo  desenvolvimento rural, fomento à agricultura sustentável e melhoria das condições de vida das famílias do campo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), antiga Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, tem um novo secretário, o administrador Luís Paulo Sousa Santos, que assumiu o lugar de Murilo Mármore, hoje na coordenação do Procon Municipal.

Luís Paulo, que atuou como presidente da Emurc e desde julho de 2019 comandava a pasta de Serviços Públicos, agora tem o desafio de fortalecer as políticas públicas para a zona rural do município, com seus 3.200 km2  de extensão, 11 distritos e cerca de 330 povoados. “A secretaria é imensa, mas temos uma equipe de profissionais muito boa  e projetos importantes”, diz o novo secretário.

Entre os projetos mencionados por Luís Paulo, está a produção de umbu gigante na Fazenda Experimental da Pedra Mole, próxima ao distrito de Bate pé. Na área de dez hectares são produzidas 33 variedades do fruto. “Eram produzidas e distribuídas cerca de duas mil mudas para agricultores do município,  mas, agora, com a reforma do viveiro e a instalação da irrigação, esse número poderá chegar a cinco mil mudas por ano”, comemora.

Alimento típico da culinária conquistense e baiana, a mandioca também conta com ações voltadas para melhoraria da sua qualidade e produtividade. A SMDR é parceira do projeto Reniva, desenvolvido pela EMBRAPA e com participação da Uesb, que multiplica e distribui manivas-sementes melhoradas produzidas em Itaipú e São João da Vitória.

O secretário cita também o projeto Palmas para Conquista, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Governo. O campo de palmas foi totalmente recuperado e agora está no período de manutenção para iniciar a distribuição das raquetes a partir de setembro de 2022”.

Vamos Produzir

Luís Paulo destaca, ainda, o projeto “Vamos Produzir”, lançado no final do ano passado e que  busca identificar e incentivar os plantios mais adequados para cada região do município, considerando as especificidades de solo e clima. As ações também passam pelo implemento de tecnologias, promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e  geração de emprego e renda para micro e pequenos agricultores, garantindo a sobrevivência e a permanência da população no campo.

Estímulo à agricultura familiar

Os pequenos agricultores contam ainda com dois importantes programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural: assistência técnica e aração de terras. Os serviços são gratuitos, o que permite aos agricultores investirem mais recursos na compra de sementes e outras atividades dentro das propriedades. “Sementes também estão sendo adquiridas para distribuição aos agricultores prejudicados pelas fortes chuvas que atingiram o município no final do ano passado”, lembrou o secretário.

“Neste sentido, também estamos com máquinas e servidores em várias regiões, trabalhando incansavelmente na recuperação das estradas, barragens estouradas e lavouras obstruídas, pensando principalmente nos nossos munícipes, já que fazemos um governo para pessoas”, concluiu, confiante, Luís Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.