Segunda, 16 de Maio de 2022
27°

Poucas nuvens

Salvador - BA

Saúde Bahia

Maio Materno: unidades de saúde promovem ações educativas para gestantes

As equipes das unidades de saúde da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB) estão mobilizadas na promoção de ações para a...

12/05/2022 às 19h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

As equipes das unidades de saúde da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB) estão mobilizadas na promoção de ações para as gestantes e suas parcerias, dentro da segunda edição do Maio Materno, que tem como tema “Pré-Natal: um ato de amor”.

A campanha reforça a importância da assistência à saúde da mãe e do feto para um nascimento saudável. Nesta quinta-feira (12), as gestantes acompanhadas pela equipe de saúde da unidade Nelson Barros foram convidadas a participar de uma manhã com atividades, recebendo orientações dos profissionais envolvidos nesse cuidado.

Ação com as gestantes da Unidade Nelson Barros
Ação com as gestantes da Unidade Nelson Barros

Uma das gestantes acompanhadas pela equipe é Naine Amaral, de 31 anos, que está no oitavo mês da sua terceira gestação e faz o pré-natal, , à risca, recebendo o suporte necessário para uma gestação saudável. “São informações e orientações muito boas, esclarecendo os mitos que a gente escuta por aí, e a equipe do posto é muito boa, a agente de saúde sempre por perto perguntando se está precisando de alguma coisa. Está sendo muito bom”, afirmou a gestante.

Nas ações, são abordados assuntos voltados para o ciclo da gravidez ao puerpério, dando ênfase aos indicadores de pré-natal do Programa Previne Brasil para detecção precoce da gestação, importância da adesão ao pré-natal, pré-natal odontológico, testagem rápida diagnóstica para HIV e sífilis, dentre outros.

A coordenadora das áreas técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Gislany Fontes, destaca que ao longo da gestação o corpo da mulher vai se modificando e a saúde da gestante e do bebê precisam ser monitorados. “Dentro da rede municipal de saúde, a nossa intenção é focar no trabalho de prevenção dos agravos, de fazer uma escuta qualificada, diagnóstico e tratamento também no decorrer da gestação, além do cuidado no momento do parto, em parceria com as maternidades, e o cuidado com puerpério”, pontuou a coordenadora.

O acesso ao pré-natal é um dos principais indicadores do prognóstico de nascimento e a qualidade dessa assistência ajudam a reduzir os riscos de intercorrências obstétricas e na morbimortalidade materna.

Veja a programação dos dias de mobilização do Maio Materno em algumas unidades da zona urbana e rural:

12/05 – USF Simão; 16/05 – USF Bruno Bacelar e UBS Dr. Hugo de Castro; 17/05 – USF Limeira, USF Lagoa das Flores I, UBS CAE II Rural e USF Solange Hortélio; 18/05 – USF Conveima, USF Pedrinhas e USF José Gonçalves; 19/05 – USF Lagoa das Flores II e USF São João da Vitória; 20/05 – USF Iguá; 21/05 – USF Vila América; 23/05 – USF Urbis V; 24/05 – USF João Melo e USF Recanto das Águas; 25/05 – USF São Joaquim e USF Nestor Guimarães; 27/05 – USF Lagoa Formosa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 19h02 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 29°

Ter 32°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 29°C 23°C
Sex 28°C 22°C
Sáb 28°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete