A Secretaria de Habitação, do Município de Camaçari, vai transformar a realidade de diversas famílias do bairro da Nova Vitória. A ação será possível através do Programa Federal Pró-Moradia, que neste primeiro momento irá promover melhorias habitacionais em 500 residências no bairro, totalizando um quantitativo de 2.000 pessoas beneficiadas.
A assinatura da portaria que autoriza a liberação de recursos do programa Pró-Moradia, acontecerá nesta sexta-feira (9/07), no gabinete do prefeito Elinaldo e contará com a participação ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; do secretário nacional de Habitação, Alfredo Santos, e da secretária municipal de Habitação, Vivian Angelim.
A secretária diz sentir orgulho por Camaçari estar entre as primeiras cidades a aprovar projeto deste importante programa federal. “O Ministério do Desenvolvimento Regional se mostra preocupado com as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e nós estamos orgulhosos em estar entre as primeiras cidades a contar com esse valioso recurso para melhorar a vida de nossa população”, diz.
Os estudos para a implantação do projeto no município tiveram início em setembro de 2020, após a gestora da Sehab visualizar no Pró-Moradia uma oportunidade de vida digna para as famílias da Nova Vitória. “O bairro escolhido apresenta muitas moradias que necessitam de melhorias, principalmente porque muitas delas encontram-se em área de risco. Ao receber as especificações para a participação no programa, vi que ele se encaixava perfeitamente”, pontua.
*PRÓ-MORADIA*
O programa Pró-Moradia tem como objetivo viabilizar o acesso à moradia para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, por intermédio de operações de financiamento a estados, municípios, Distrito Federal ou órgãos da administração direta ou indireta, lastreadas por recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Os projetos realizados pelo programa priorizam a regularização por meio de obras e serviços voltados à segurança, salubridade e habitabilidade das residências. A Caixa Econômica é a responsável pelo suporte técnico, acompanhamento e financiamento do programa, aportando um recurso aproximado de R$ 13 milhões.
SERVIÇOS OFERTADOS PELO PROGRAMA:
Alvenaria de blocos
Chapisco
Massa única
Piso cimentado
Pintura
Cobertura (madeiramentos e telhas)
Troca ou instalação de portas e janelas
Instalação sanitária
Fossas/sumidouros
Instalação elétrica (interna)
Mín. 24° Máx. 29°