Teve início na tarde de segunda-feira (12), a Oficina de Escrita Autobiográfica Corpo Oráculo, com 10 mulheres do Quilombo de Cordoaria, em Camaçari. Trata-se de uma das etapas do projeto Narrativas Subterrâneas – Saudando as Mestras Quilombolas, que visa registrar as memórias e encontrar-se com as experiências, conhecimentos e modos de vida ancestrais que interligam as tantas experiências dos povos da diáspora africana. A Oficina, que será realizada diariamente, até domingo, dia 18, dispõe de uma metodologia própria de acesso às memórias através de estímulos sensoriais como caminho para produção de narrativas biográficas.
Deste modo, as histórias pessoais revelam as histórias coletivas e, como guardiãs da cultura, estas mulheres serão referenciadas com uma intervenção urbana na comunidade, que terá muros e fachadas embelezados com pinturas em grafitti inspiradas em suas narrativas.
O projeto culminará com o lançamento de um livro, que será lançado no mês de novembro. Narrativas Subterrâneas – Saudando as Mestras Quilombolas é uma idealização da artista e pesquisadora em estéticas culturais africanas, Kátia Letícia, que já desenvolveu o projeto em outras comunidades de Camaçari, Simões Filho, Salvador e do continente africano. Nesta edição, que tem apoio financeiro do Programa Rumos Itaú Cultural, conta com a participação da produtora cultural Rose Braga e da atriz e produtora Marih Araujo, além da artista visual Meduza.
Mín. 24° Máx. 29°