Considerado uma das mais novas revelações da composição gospel no interior da Bahia, o compositor Val Moreira, de 37 anos, lançou como prévia de uma nova sequência de composições o single “Reina em Majestade“. São 08 composições autorais, resultado de um trabalho de anos, baseado na fé e no amor à música.
Em entrevista exclusiva para o Bahia Revista, Val contou um pouco da sua trajetória e falou um pouco sobre polêmicas do mundo da composição no Brasil. Confira:
Como você começou na música?
Em 2014, quando minha rotina de segunda e quarta, girava em torno de viajar de Feira de Santana para Conceição do Coité, 2h e meia de viagem, durante 2 anos, bem aproveitados, compondo e decompondo… sendo que estava indo ali para atuar como professor, mas nada que impedisse de usar o tempo de forma proveitosa.
Qual foi sua primeira música gravada?
Reina em Majestade, que inicialmente foi gravada por uma voz feminina e o nome inicial da música era “Voltando em Glória”.
Você tem composições gravadas? Há alguma que você considera mais importante?
Sim, oito em estilo gospels, e uma que é um jingle, falando do carnaval em Salvador. Sobre uma dessas composições que considero importante, tenho a Reina em Majestade, a qual foi lançada agora em janeiro, 21.01, mas tenho outra que amo demais, que será lançada em breve também, o nome é “De Joelhos”, se tudo ocorrer bem, é seguir o planejamento.
Você acha que o reconhecimento dos compositores no mercado e para o público é justo?
- Eu sou muito suspeito para falar disso, porque depende muito do sucesso que a música venha a fazer. Conheço compositores que lançaram uma música e fazem sucesso até hoje, a ponto do mesmo dizer que mensalmente as contas dele são pagas devido a música que ele compôs e um cantor famoso fez “explodir”. Acredito que depende muito do momento. Espero que para mim, seja justo.
Você acha que o reconhecimento dos compositores no mercado e para o público é justo?
Sim, sim! Como respondido anteriormente, a pessoa também precisa de sorte, pois não é só compor, mas compor e ter a sorte de fazer sucesso, para que essa dependência se torne de fato uma renda.
Quais são seus projetos futuros?
Lançar todas as músicas de acordo com o planejamento, que vai até Junho, claro que podendo sofrer mudanças, porque a ideia é lançar as músicas no mercado, fazer com que elas ganhem visibilidade, gerem interesse em cantores dispostos a realizar uma parceria e seguir nessa linha. Claro que não apenas componho, como também escrevo, também sou escritor, e tenho um livro, que pretendo lançar entre julho e agosto, o qual tem uma perspectiva talvez um pouco diferente das comuns, porque ele é um livro que você não se contentando com um final, poderá ter o privilégio de escolher entre as outras duas versões de final. É um romance, lindo, cujo nome é “Suspiros de uma vida”. Sem mais spoiler, rsrs.
Em breve o compositor lançará mais um novo single, a data prevista é 02 de março, para conferir o pré-save e outras infos acompanhem as redes sociais
Instagram: @psi_valmoreira
Link da música no YouTube:
https://youtu.be/4fJJFx5Uy6s?si=Xl94fvvMtIt9w3cG
Link da música no insta:
https://www.instagram.com/reels/audio/1034962854278668?igsh=b2x3dXYxeW9qbWN
Link para plataformas externas:
https://ditto.fm/reina-em-majestade
Mín. 26° Máx. 27°