A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação (Ceave), realizou um encontro de formação presencial sobre o Programa Bolsa Família na Educação (PBF) e a Busca Ativa Escolar (BAE). O evento aconteceu na última quarta-feira, 12, na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, em Aracaju, reunindo profissionais que atuam diretamente na garantia da permanência dos estudantes na rede pública.
Organizado pelo Serviço de Gestão da Captação e Permanência dos Alunos (Segcap), o encontro teve como público-alvo os novos coordenadores e supervisores da Busca Ativa Escolar nos municípios e Diretorias Regionais de Educação (DREs), além de auxiliares municipais e estaduais do Programa Bolsa Família na Educação. No total, representantes de 40 municípios sergipanos participaram da formação.
Para a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação, Joniely Cruz, esse encontro tem como objetivo fortalecer e recepcionar as novas equipes e as que já atuam no programa de Busca ativa Escolar e no Programa de Bolsa Família na Educação. “Esse foi um momento de diálogo e de compartilhamento de experiência para fortalecer a atuação das nossas redes intersetoriais. Esses momentos formativos são importantes para fortalecer estratégias e também para garantir a permanência do aprendizado dos nossos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino”, ressaltou.
Os participantes tiveram a oportunidade de debater os desafios da evasão escolar e conhecer mais sobre a operacionalidade das plataformas, fluxos de trabalho e metodologias utilizadas para garantir que os alunos se mantenham na escola.
O coordenador estadual do Programa de Busca Ativa Escolar e do Programa Bolsa Família na Educação, Agno Disevanio, destacou a importância da formação para o fortalecimento das ações. “Essas ações têm o objetivo de garantir o cumprimento das condicionalidades no âmbito escolar e diminuir a evasão e o abandono escolar para o ano vigente”, afirmou.
Sobre o Programa de Busca Ativa Escolar
O Programa de Busca Ativa Escolas é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que ajuda os municípios e estados a combater a exclusão e evasão escolar. Essa é uma ferramenta gratuita que permite identificar, registrar e acompanhar as crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. O objetivo é combater a exclusão escolar e garantir a aprendizagem dos estudantes.
Mín. 26° Máx. 27°