Domingo, 23 de Janeiro de 2022
25°

Chuva

Salvador - BA

Educação Bahia

Secretaria Municipal de Educação conclui capacitação para gestores escolares com participação de 383 profissionais

Como mais uma etapa de formação para os profissionais da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) ofereceu, durante o mê...

30/11/2021 às 22h35
Por: Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:

Como mais uma etapa de formação para os profissionais da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) ofereceu, durante o mês de novembro o curso de capacitação para gestores escolares, que teve a participação de 383 trabalhadores. A formação foi encerrada ontem (29), no auditório do Centro Municipal de Atenção Municipalizada (Cemae), com uma palestra sobre liderança no processo da gestão escolar, feita pela professora Joelice Braga, consultora da editora Moderna e que já foi secretária da Educação em Salvador e São João da Mata.

Joelice elogiou os profissionais da rede municipal, afirmando serem competentes, sérios e comprometidos com a causa da educação. Ela explicou que a palestra, ao abordar do papel do líder na escola, teve o objetivo de levar os profissionais a refletirem sobre suas competências no momento atual. “A ideia é que cada pessoa desta rede que se dispõe a ser um gestor escolar, possa pensar sobre as competências de um gestor para este momento contemporâneo, mas também de pandemia, que exige muito mais desse gestor. De que forma ele pode articular com as pessoas da sua equipe para que a escola possa a cada dia ter um resultado favorável que as famílias esperam, o seu papel de educação escolar”, afirmou.

O secretário Edgard Larry declarou que a conclusão do curso de capacitação para gestores encerrou com chave de ouro todo um trabalho que veio sendo desenvolvido para preparação dos futuros diretores escolares da rede municipal, que serão eleitos este mês. “Além de ser um momento lúdico, também é de reflexão que estamos fazendo com uma profissional de estirpe para tratar do tema liderança na educação”, disse, ao se referir à palestrante. “Estaremos juntos construindo cada vez mais uma rede municipal com qualidade, fazendo com que o processo educativo seja o melhor possível”.

Participante do curso,  a professora Siméia Carvalho disse que ele foi importante, não só pelos conhecimentos adquiridos, mas por esclarecer questões mesmo para quem não ocupe no ano seguinte um cargo de diretor. “Desde o administrativo, o pedagógico, a gestão de pessoas, isso é muito importante e acredito que cada ano vem sendo aperfeiçoado e temos visto resultados a partir deste curso. É um planejar importante dentro da escola, e a qualidade do ensino só tem a ganhar com isso”, avaliou a professora, que é coordenadora na Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também